sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Atividade Paranormal 3


Em Maio desse ano contei para vocês a minha opinião sobre o filme Atividade Paranormal 1, 2 e a versão produzida em Tóquio, hoje volto a escrever sobre o tema para comentar o que achei da nova seqüência da série: Atividade Paranormal 3 (Paranormal Activity 3).
             
           O filme dirigido pela dupla Henry Joost e Ariel Schulman estreou na sexta-feira, 21 de Outubro, aproveitando que esse é considerado o mês do terror principalmente nos Estados Unidos que super valorizam o dia 31 de Outubro, o famoso Halloween. O filme em sua estréia arrecadou mais que a abertura dos dois anteriores e rendeu mais que qualquer outra estréia em Outubro, se tornando a melhor abertura para um filme do gênero terror na história.

            A fórmula do filme é a mesma, filmado com uma câmera de mão, em ambientes na maior parte do tempo escuros, passando a idéia de um vídeo caseiro, surpreendendo o espectador com pequenos sustos como uma luz acendendo sozinha ou grandes como a pessoa sendo empurrada pelo vento, porém dessa vez para atrair mais o público os roteiristas Michael R Perry e Oren Peli apostaram em cenas mais engraçadas entre as de suspense e acertaram, em um momento você está rindo e descontraído para no minuto estar gritando com um susto bem dado, o resultado foi o mais angustiante e assustador dos 3 filmes.



            Assim como o Segundo filme explicou o que aconteceu para Katie começar a sofrer com as atividades paranormais o terceiro também carrega explicações, dessa vez a de como tudo começou. O filme se passa nos anos 80, quando as irmãs Katie e Kristi ainda eram crianças. Lembra que durante os filmes 1 e 2 elas sempre faziam menção a alguma coisa que aconteceu em sua infância, então, agora descobrimos o que foi.Quando durante um terremoto a câmera do padrasto das meninas filma um vulto estranho em seu quarto, Dennis decide instalar câmeras pela casa para tentar descobrir o que está acontecendo em sua casa e acaba filmando inúmeros fenômenos paranormais e descobrindo um segredo na família Featherstone.


            Além dos efeitos paranormais comuns o filme também se utilizou da lenda urbana “Bloody Mary” para colocar medo. Para os que não sabe dizem que se você se trancar em um ambiente e em frente ao espelho, no escuro, pronunciar 3 vezes o nome Bloody Mary, a suposta Mary ensangüentada aparece e te mata, nunca experimentei essa “brincadeira” e depois de assisti-la no cinema, minha vontade de fazer é zero, afinal, vai que...

            Se você não curte momentos tensos e susto, não assista, o gênero é suspense e é suspense mesmo, principalmente depois que Dennis resolve instalar uma câmera giratória (presa em um ventilador sem hélices, afinal se passa em 1988!) para filmar juntas a sala e a cozinha, mas que possuem uma maldita pilastra dividindo a gravação dos cômodos. Eles nem precisavam ter postos fenômenos ali, a simples gravação vai e vem já é o suficiente para você ficar nervoso e fechando seus olhos com toda a força.


            O filme é muito bom, com sustos nos momentos certos e com a explicação necessária para entender toda a história da família. Se você que ainda não viu nenhum quiser assistir na ordem temporal certa, ou seja, 3 – 2 – 1 eu não aconselho, pois mostra passagens de cenas dos outros filmes, o ideal mesmo é você começar assistindo da forma em que foi lançado. Mas se já assistiu os outros dois, pode fazer que nem eu e correr atrás de assistir os outros dois na seqüência em que ocorrem os fatos, só para ficar mais visível o que realmente ocorreu com os personagens.
           
Tudo indica que em breve teremos um Atividade Paranormal 4, embora os diretores não confirmem nem neguem nada, mas o final do 2 deixou no ar a pergunta “E agora?”, logo caso venham a gravar uma quarta seqüência a probabilidade de ser no presente e a finalização dos fatos é muito grande. Vamos esperar e torcer.


Quem curte o gênero terror/suspense não pode de jeito nenhum perder essa seqüência de filmes. Eu indico. E para já te deixar no clima, abaixo coloco o trailer oficial do filme, mas já aviso, não faço idéia do porque o trailer oficial tem cenas que não estão no filme, inclusive a do Bloody Mary que é totalmente diferente!




Nenhum comentário:

Postar um comentário