Em 2009, James Cameron revolucionava o cinema com seu novo filme “Avatar”. Revolucionava, pois foi uma inovação em termos de tecnologia cinematográfica devido ao seu desenvolvimento com visualização em 3D e gravação com câmeras que foram feitas especialmente para a produção do filme. Aliás, foi o primeiro filme com legendas a ser exibido nos cinemas brasileiros.
Quando li a sinopse pela primeira vez imaginei ser um clichê americano. O filme se passa em 2154; Jake Sully (Sam Worthington) ficou paraplégico após um combate na Terra. Ele é selecionado para participar do programa Avatar em substituição ao seu irmão gêmeo, falecido. Jake viaja a Pandora, uma lua extraterrestre, onde encontra diversas e estranhas formas de vida. O local é também o lar dos Na'Vi, seres humanóides que, apesar de primitivos, possuem maior capacidade física que os humanos. Os Na'Vi têm três metros de altura, pele azulada e vivem em paz com a natureza de Pandora. Os humanos desejam explorar a lua, de forma a encontrar metais valiosos, o que faz com que os Na'Vi aperfeiçoem suas habilidades guerreiras. Como são incapazes de respirar o ar de Pandora, os humanos criam seres híbridos chamados de Avatar. Eles são controlados por seres humanos, através de uma tecnologia que permite que seus pensamentos sejam aplicados no corpo do Avatar. Desta forma Jake pode novamente voltar à ativa, com seu Avatar percorrendo as florestas de Pandora e liderando soldados. Até conhecer Neytiri (Zoe Saldana), uma feroz Na'Vi que conhece acidentalmente e que serve de tutora para sua ambientação na civilização alienígena.
Embora a história pareça infantil, na verdade o filme encanta a todos, com perfeito efeitos visuais, um verdadeiro espetáculo! Assistir em 3D então é literalmente entrar na história e se deslumbrar. A fotografia do filme é linda, perfeita e a sensação é a de estar em Pandora com todas as suas “belezas naturais”. James Cameron acertou na criatividade, criando não apenas novos seres, mas toda uma cultura rica em detalhes relevantes e claro, excesso de tecnologia de ponta.
A idéia surgiu em 1994 e seria filmado logo após Titanic (Também de Cameron) para lançamento em 1999, porém, segundo Cameron, a tecnologia necessária para a obra sair do papel ainda não estava disponível. Em 2005 o lingüista Paul Frommer começou a criar a língua Na’vi e apenas em 2006 James iniciou a finalização do roteiro e universo ficcional.
O orçamento oficial foi de 237 milhões de dólares, porém o custo estimado foi entre 280 e 310 milhões de dólares para a produção e 150 milhões para a divulgação. Foi lançado em 2D e 3D (na Coréia foi lançado também em 4D) e teve uma arrecadação de US$232 milhões no primeiro final de semana de lançamento, sendo a sétima maior arrecadação em um primeiro final de semana da história do cinema e a maior para um filme original, que não é adaptação ou seqüência. Em menos de um mês Avatar superou um bilhão de dólares de faturamento e é atualmente o filme com a maior bilheteria da história.
Embora tenha sofrido com inúmeras acusações de plágio que vão desde o enredo até as imagens dos Na’vi, porém até hoje nada foi provado. Apesar disso Avatar ganhou os Oscars de Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte e Melhores Efeitos Especiais e o Globo de Ouro de Melhor Filme – Drama e Melhor Diretor, além de ganhar também o BAFTA de Melhor Direção de Arte e Melhores Efeitos Especiais.
O filme é excelente, de fácil entendimento, lindas imagens e boa história, embora lembre muito o filme “O último samurai” com aquela historinha do inimigo que se alia por um bem maior! Mas vale a pena conferir, principalmente se tiver blu-ray para poder aproveitar melhor os efeitos no HD, isso se você tiver perdido a oportunidade de assistir nas telonas em 3D na época da estréia e em 2010 quando foi relançado com mais 8 minutos de filme.
Antes mesmo do lançamento de Avatar, James Cameron esperava produzir uma ou duas sequências do filme, caso ele fosse bem-sucedido. Mais tarde, ele confirmou que a primeira sequência seria realmente lançada, e que iria se focar no oceano do planeta Pandora e deve continuar a seguir os personagens Jake e Neytiri. Avatar 2 tem estréia prevista para 2014 e o 3º da sequência é previsto para 2015, para os dois filmes a Fox deu carta branca para Cameron em relação ao orçamento. É esperar para ver mais dois espetáculos cinematográficos de Cameron!!!
Ainda não assistiu Avatar? Então assista abaixo o trailer e comece a se fascinar!
Receita adicionada por Cozinheira Nata
Nenhum comentário:
Postar um comentário