sexta-feira, 1 de abril de 2011

Glee e seu episódio polêmico

Todos que acompanham Glee sabem: é uma série fantástica! Não só por ter uma história leve e tranqüila que fala sobre música de qualidade, dificuldades na adolescência e nos relacionamentos e competitividade, como também abrange temas polêmicos da atualidade como álcool, gravidez na adolescência e homossexualismo.
            Desde a primeira temporada, o homossexualismo é abordado principalmente pelo personagem Kurt (Chris Colfer) que sofre bullying na escola por ser homossexual assumido. Na segunda temporada, Kurt cansado do preconceito muda para uma escola masculina onde há respeito pelas diferenças sexuais e se apaixona por um dos alunos, Blaine (Darren Criss), também gay assumido.
            Essa segunda temporada de Glee está dando o que falar com convidados ilustres como a cantora Britney Spears, os atores John Stamos (como Carl – o namorado de Emma), Gwyneth Paltrow (como Holly Holiday – professora substituta) e Carol Burnett (como a mãe de Sue), episódios especiais como o “Britney/Brittany (Homenageando a cantora Pop) “The Rocky Horror Glee Show” (com canções do filme The Rocky Horror Picture Show, muito famoso nos EUA) e “The Sue Sylvester Shuffle” (episodio que foi ao ar logo após o Super bowl). Porém o episódio mais esperado e de maior polêmica, que foi ao ar no dia 15 de Março, é “Original Songs”, por dois motivos: o primeiro que Glee estreou 3 canções inéditas e originais compostas em parceria entre o produtor musical de grande sucesso, Max Martin, e o produtor musical de Glee, Adam Anders.: “Hell to the no” cantada por Mercedes (Amber Riley), “Loser like me”cantada por todos os alunos do Club Glee e “Get it right” cantada por Rachel (Lea Michele); o segundo motivo foi o tão esperado 2º beijo gay, dessa vez entre Kurt e Blaine, que não foi um simples estalinho, mas um beijo com emoção e barulho (!), na verdade 2 beijos. Na cena Blaine explica a Kurt que o escolheu para um dueto somente para poder passar mais tempo com ele, fazendo em seguida uma pequena declaração de apaixonado, Kurt assustado recebe o beijo e demonstra gostar da atitude do amado o que gera mais um beijo quente entre os dois.
Para uma sociedade machista como a nossa, esse beijo pode não ter sido muito bem visto por algumas pessoas, como por exemplo por Victoria Jackson (antiga apresentadora do Saturday Night Live) que declarou para a imprensa ter sentido nojo da cena e que não aguenta mais o seriado “enfiar guela abaixo” a questão gay, mas na verdade os atores interpretaram a cena muito bem, colocando muita emoção nas palavras e muito amor, deixando os fãs suspirando e  hiper felizes por verem Kurt finalmente se dando bem depois de sofrer com tanto preconceito.
            A verdade é que o seriado está fazendo sucesso falando sobre os socialmente excluídos (gays, lésbicas, gordos, negros, asiáticos), principalmente por estarmos numa época onde o bullying está em evidencia, com até mesmo criações de leis para evitá-lo. Mas atacar estereótipos e procurar culpados é uma receita que está criando muitos inimigos para o criador da série Ryan Murphy, como por exemplo as bandas Gorillaz e Foo Fighters que não autorizaram o uso de suas musicas e outros inimigos ainda maiores como a igreja e grupos onde a maioria dos participantes sofre bullying.
Mas ainda assim a série que está em sua segunda temporada faz sucesso entre o publico adulto-jovem e a cada episódio supera as expectativas dos fãs e por conta disso a terceira temporada já está encomendada e garantida. Vamos esperar para ver o que mais Glee vai fazer para nos surpreender!!

Receita adicionada por Cozinheira Nata

Um comentário: