domingo, 27 de março de 2011

A Outra e A irmã de Ana Bolena: iguais, mas diferentes



Já vi o filme “A Outra” duas vezes, uma antes e outra depois de ler o livro na qual foi baseado “A irmã de Ana Bolena” (The Other Boleyn Girl – nome em inglês de ambos) e me pergunto: o filme foi baseado em que??? A resposta só pode ser na história (essa verídica!), pois a forma que é contada é extremamente diferente uma da outra.
Filme e livro contam uma parte da história da Corte dos Tudor; em que o rei Henrique VIII da Inglaterra até então casado com a rainha Catarina de Aragão, decepcionado por não ter tido um filho varão se envolve sexualmente com Maria Bolena que gera dois (sim DOIS) filhos do rei, porém sua ambiciosa e esperta irmã Ana Bolena consegue roubar a atenção do Monarca e se fazendo de mulher difícil o seduz ao ponto de Henrique romper com a Igreja Católica para conseguir a anulação de seu primeiro casamento e funda a Igreja Protestante Inglesa só para poder se casar com Ana. Ao se tornar rainha, também o decepciona por somente conseguir gerar uma filha (que será a futura rainha Elizabeth I) e perder todos os outros. Desesperada por começar a perder os favores do rei, Ana se envolve com outros homens, incluindo seu irmão, e acaba acusada de traição, incesto, adultério e bruxaria o que a condenada a decapitação. Mas isso todos que estudaram e gostam de história sabem, então porque ler o livro ou ver o filme?
Ler o livro para saber os detalhes dessa intrigante e interessante história, já que a autora Philippa Gregory é conhecida por escrever com veracidade seus romances sobre a historia real inglesa. Com o modo que ela escreve você consegue se transportar para aquela época e viver com os personagens, percorrendo o castelo e participando das intrigas da corte. Assistir o filme para ver e sentir a história de forma resumida (tão resumida que chega a ser diferente das 624 paginas do livro), porém contada de forma que dê para entender o que aconteceu com essas pessoas e se envolver com a trama, mérito principal de Natalie Portman e Scarlett Johansson que como excelentes atrizes que são conseguem contar essa história de forma fácil e real ao espectador.
Como já disse anteriormente as diferenças são grandes e também são fáceis de identificar. Abaixo vou enumerar para vocês, começando pelo filme (em azul) e depois o livro (em vermelho): (Atenção, Spoiler!)
1 – A família Bolena começa como camponesesA família Bolena mora na corte e é influente principalmente por terem o sangue Howard (da família da mãe, a mais importante na corte, depois do Rei)
2 – A mãe e o pai são mostrados como amorosos e preocupados com os filhosA mãe e o pai são secos e frios com os 3 Bolena (como são conhecidos Ana, Maria e George – inseparáveis) e só se preocupam em ter os favores do rei e melhorar os status, mesmo que para isso tenham que transformar as filhas em prostitutas.
3 – Maria casa já adulta com um camponês chamado William Carey e só depois do rei se apaixonar por ela que vai para a corteMaria e Ana são criadas na corte Francesa e com 12 anos Maria volta para a corte inglesa para se casar com William Carey que mora na corte e é amigo do rei. Dois anos depois do casamento que ela vai para a cama do rei.
4 – Maria tem um filho varão do rei Maria teve dois filhos com Henrique, uma menina chamada de Catarina e um menino chamado de Henrique.
5 – Ana foi estuprada por HenriqueAna demorou dois anos sem se deitar com o rei, somente cortejando e o convencendo a romper o casamento com a rainha, se deita com ele assim que isso acontece.
6 – Ana perde um bebe e por isso tenta se deitar com o irmão, mas não consegue e é condenada injustamente.Ana perde 3 bebes depois de Elizabeth, um deles um bebe deformado que dá a entender que é filho de seu irmão já que os dois estão com muita intimidade um com outro e por isso são condenados.
7 – Antes dos créditos legendas dizem que Maria se casou com William StaffordMaria e Stafford se casam escondido muito antes de Ana ser assassinada. Os dois tiveram dois filhos.
            O filme não conta algumas coisas fundamentais no livro, como por exemplo que a rainha Catarina é exilada e morre no exílio, dando a entender que Ana mandou envenená-la (assim como envenenou o Cardeal Wolsey); que George era gay e se encontrava com homens escondido; Jane Parker era uma mulher abominável e odiada por todos, viciada em sexo e voyer; Ana teve caso com vários homens na tentativa de engravidar inclusive com seu irmão; e William Carey? No filme ele foi simplesmente esquecido depois que Maria se deita com o rei!!! Mas na verdade depois que o rei dispensa Maria ela volta para William, mas pouco depois ele morre de febre (?) só então que Maria conhece Stafford.
            Apesar de tanta diferença, tanto o filme como o livro retratam uma história verdadeira e interessante e merecem ser assistidos. Aconselho aos que curtem uma boa leitura a ler o livro primeiro e ainda assim assistir o filme; quem não gosta de ler, não deve deixar de ver o filme que é muito bom, com fácil dialogo, bonitas imagens e fotografias e lindo figurino. Em suma, dou nota 10 para o livro e nota 8 para o filme, que deixam a dúvida: Qual será a historia verdadeira?   
            Não deixem de assistir os filmes “Elizabeth” e “Elizabeth – A era de Ouro” que retratam o reinado da rainha Elizabeth I, filha de Ana Bolena com Henrique VIII. Também recomendo os outros 4 livros de Philippa Gregory que retratam essa história interessante que foi a Era Tudor: “A Princesa Leal”, “A herança de Ana Bolena”, “O bobo da rainha” e “O amante da virgem”.


Receita adicionada por Cozinheira Nata

4 comentários:

  1. Poxa bem legala ideia do Blog espero q de tudo certo pra vcs e certamente estarei aki mais vezes para ver o trabalho de vcs ... parabens!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito legal, o Blog, gostei bastante da resenhas, infelizmente ainda não tive tempo de ver o filme, ler o livro entaão piorou, mas já dá para ter uma idéia do que esperar do filme, apesar de não gostar da NATALIE PORTAMAN, achei interessando o história do filme.
    Parabéns pelo Blog

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do Blog, principalmente pelo assunto que voces privilegiam e que eu amo de paixão: Cinema.
    Parabéns e muuuiiito sucesso!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Ainda não li o livro más já assisti o filme amei pelo o figurino as locações e a trama claro

    ResponderExcluir