terça-feira, 5 de julho de 2011

Procurando Nemo

Nada como uma animação para animar a semana! E essa é mais uma parceira de sucesso entre Disney e Pixar e sem dúvidas uma das minhas animações prediletas.

Procurando Nemo (Fiding Nemo) tem tudo que uma animação deve ter, possui aventura, suspense, drama, ação e personagens incríveis. Lembro perfeitamente da primeira vez que assisti, de ter me envolvido totalmente com a história, de ter dado varias gargalhadas e de torcer por um final feliz!

Tudo estava muito bem no fundo do mar, e o casal de peixes-palhaço Marlin e Coral vivia feliz em sua anêmona, situada em um verdadeiro refúgio para peixes, a Grande Barreira de Coral. Estavam esperando o nascimento de seus primeiros filhos e cuidavam de seus ovos com muito carinho, fazendo planos e escolhendo seus nomes.



Um dia, o inesperado acontece, sua casa é atacada por um predador e Marlin perde a esposa e seus ovos. Triste e sentindo-se culpado por não ter conseguido evitar o ataque, Marlin percebe que um de seus ovos sobreviveu. Neste momento ele decide que seu nome será Nemo e jura que irá proteger e cuidar de seu filho, não importa o que aconteça.

Nemo é curioso e gosta de explorar o mundo ao seu redor, o que gera pavor em Marlin que se tornou um pai extremamente protetor. O excesso de cuidados faz de Nemo alvo de gozação entre os amigos e para complicar ainda mais a situação ele nasceu com uma das nadadeiras menor do que a outra o que o torna um pouco mais lento ao nadar.


Decidido a mostrar a todos que é capaz, Nemo desafia as ordens do pai e nada em mar aberto, seguindo em direção a um barco onde é capturado e levado para um aquário em Sidney, Austrália.




Marlin parte desesperadamente em busca do filho e a aventura começa!

Para encontrar Nemo, Marlin vive as mais incríveis aventuras e encontra criaturas fantásticas em sua busca. Alguns desses personagens são tão ricos que seria possível fazer um filme para cada um deles tranquilamente, portanto merecem destaque especial.

A primeira delas é Dory, uma peixinha azul que tem sérios problemas de memória! Ela é um dos personagens mais engraçados do filme, rouba a cena e só por ela já valeria assistir os 101 minutos de filme. O sucesso da personagem foi tão grade que ela é um dos personagens de animação mais lembrados pelo público e sua dubladora recebeu a indicação de Melhor Humorista no MTV Movie Awards..É com Dory que Marlin descobre o paradeiro do filho, desafia tubarões e mostros das profundezas do mar, encara um monte de águas-vivas mortíferas e muito mais! E também é com ela que ele encontra Crush!

Crush é um personagem sensacional e o meu favorito. A tartaruga resgata Marlin e Dory desmaiados, depois de serem queimados pelas águas-vivas e através dele, Marlin percebe que é preciso relaxar um pouco e deixar que os filhos tenham suas próprias experiências e aprendam com elas. Adoro o Crush e seu jeito doidão, para mim é uma das maiores sacadas do filme!




Bruce  e sua turma de tubarões vegetarianos também rendem cenas muito boas, tanto engraçadas quanto dramáticas!

A direção é de Andrew Staton, que participa também da produção de diversas outras animaçoes como Toy Story, Ratatouille, Wall-E e Vida de Inseto.O time de dubladores foi selecionado de forma que tivessem características parecidas com os personagens e contou com atores e personalidades conhecidas pelo público como por exemplo Ellen DeGeneres, que emprestou sua voz a Dory e Willem Dafoe que dubla Gill, o peixe veterano do mar que recebe Nemo em seu aquário em Sidney.

O filme é muito bom, do tipo que o tempo passa e você nem percebe que ficou 1h e 41 mim na frente da TV assistindo e embora seja voltado para o público infantil agrada todas as faixas etárias.

O reconhecimento da produção veio na forma de prêmios, o filme ganhou o Oscar de Melhor Filme de Animação e foi indicado nas categorias Melhor Roteiro Original, Melhor Trilha Sonora e Melhor Edição de Som. Recebeu indicações também no Bafta e no Globo de Ouro e existem rumores de que  existirá uma continuação.




Se você ainda não assistiu, recomendo e acho que as chances de não gostar são bem pequenas e se já assistiu, não custa nada assistir mais uma vez, afinal o filme é realmente gostoso de assistir!


Receita adicionada por Chef.

 

Um comentário: