segunda-feira, 4 de julho de 2011

O Último Samurai

Por Gourmet.


         Quando um guerreiro perde sua honra, ele não perde apenas seu orgulho, mas a vontade de viver. E a partir desse momento, só existem dois caminhos para esse guerreiro, já que ou ele aceita sua situação e busca redenção para sua honra ou convive com seus fantasmas internos absorvendo sua vida aos poucos.

          A minha indicação da semana é o filme O Último Samurai (The Last Samurai) do diretor Edward Zwick que foi lançado no ano de 2003 e conta a história de redenção de Nathan Algreen (Tom Cruise) o homem que precisou ir ao outro lado do mundo, no Japão, para reencontrar um motivo para viver.

          Como falei antes, a história começa em 1870 e se passa no Japão durante a época do Imperador Meiji (Shichinosuke Nakamura). É nessa época que o governo japonês decide contratar militares e engenheiros ocidentais para treinar e armar seu exército que lutava contra os samurais durante a Revolução Meiji.
            

          É nesse momento que o veterano da Guerra Civil Americana, Capitão Nathan Algreen (Tom Cruise) que agora vive atormentado por suas lembranças de guerra é convidado por seu ex-comandante o Coronel Bagley (Tony Goldwyn) para cruzar o mundo e treinar o exército do império japonês.     
  
          Inicialmente sua vontade era a de não voltar a trabalhar com Bagley, porém, acaba aceitando a proposta e após um tempo de treinamentos, percebe que o exército não esta pronto para batalha. Porém, indo contra a posição oficial de Algreen, o Coronel Bagley os envia mesmo assim para a guerra e é claro que nem preciso dizer o que acontece não é mesmo. Um massacre anunciado se confirma.Algreen luta bravamente, mas acaba derrotado e graças à admiração que Katsumoto (Ken Watanabe), líder dos samurais desenvolve pelo ocidental durante a batalha é capturado e levado como prisioneiro para o vilarejo samurai.
           
          Aos poucos Algreen vai se apaixonando pela cultura e valores dos guerreiros samurais e assim descobrindo que é capaz de encontrar a redenção para sua honra, trocando de lado e passando a lutar ao lado dos samurais, por entender que essa deveria ser a ação mais correta a se tomar. Falar mais daqui pra frente é sacanagem. Você literalmente tem que ver para crer.

          A produção é simplesmente maravilhosa, apresentando um roteiro capaz de prender a atenção do espectador ao dosar com perfeição os momentos de ação e emoção, sem contar uma fotografia de se tirar o chapéu. Destaque ainda para a dupla formada por Tom Cruise e Ken Watanabe capaz de mostrar todos os detalhes que fizeram os antes inimigos, não apenas lutarem ao mesmo lado, mas se tornarem grande amigos.


          Com um orçamento de aproximadamente US$ 100 milhões, o longa distribuído pela Warner Bros recebeu 4 indicações ao Oscar e mais 3 indicações ao Globo de Ouro por retratar todas as etapas de redenção de um homem que havia perdido sua felicidade em viver e por trazer em seus 144 minutos de duração um daqueles filmes que faz você pensar em porque não se investe mais em produções de qualidade, que fazem o espectador sair do cinema ou levantar de seu sofá com a mesma sensação, a de que valeu a pena parar por alguns minutos para aproveitar um excelente filme. Assista o trailer (infelizmente não consegui nenhum dublado ou legendado) aqui embaixo e procure na sua locadora ou em sites para download, pois com certeza não vai se arrepender.


Nenhum comentário:

Postar um comentário