O post de hoje é especial e diferente do que costuma ser. Hoje não farei uma indicação semanal, nem tão pouco irei resenhar sobre um filme, o texto de hoje é uma homenagem e ao mesmo tempo uma despedida, afinal não poderíamos deixar passar em branco o final da sequência de filmes mais esperada dos últimos tempos.
Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2 é a maior bilheteria de estréia de toda a história do cinema, batendo todos os recordes anteriores em todos os países em que está sendo exibido.
Ao pensar nisso volto no tempo, eu devia ter no máximo uns 12 anos quando um amigo me trouxe um livro dizendo que eu precisava ler! Olhei meio sem interesse para o livro me perguntando por que ele achava que eu me interessaria por uma historinha boba sobre bruxos. Lembro que estava lendo outro livro no momento e o que ele me trouxe foi morar na mesinha de cabeceira por um longo período.
Terminei o livro que estava lendo, comecei a ler outro e mais outro até que por fim não sobrou mais nada para ler, foi quando olhei para o livro que há tempos estava esquecido na mesinha. Vi o título, Harry Potter e a Pedra Filosofal... Dei uma lida na contracapa, olhei para a foto da autora (achei ela meio estranha!) e vi que tinha um selinho da livraria dizendo que o livro era um dos mais vendidos etc e tal... Sem muito interesse comecei a leitura, já era meio tarde e acabei virando a noite, acordando atrasada para ir à aula e levei bronca da minha mãe por passar a noite em claro!
Onze anos se passaram desde o meu primeiro contato com a história de Harry Potter, esperei ansiosamente pelo lançamento de cada livro e como todos os fãs da série fui ao cinema assistir aos filmes. Falei mal dos diretores e roteiristas quando eles assassinaram partes dos livros e fiquei feliz quando as cenas ficaram do jeitinho que eu havia imaginado.
A última parte, assim como todas as outras comete seus pecados com relação a fidelidade ao livro, normalmente eu começaria a falar palavras de baixo calão e ofender seriamente os produtores, mas sinceramente acho que neste caso isso não importou tanto.
Sou uma daquelas pessoas que acredita que a função número um do cinema é o entretenimento, se aliado a isso ele conseguir trazer reflexão, crítica ou algum ensinamento melhor ainda! Porém a sétima arte é boa mesmo na tarefa de emocionar e comover as pessoas, isso sim ela faz com perfeição e foi isso que vi em Harry Potter.
No dia da estréia, na fila para entrar na sala de exibição o clima era de ansiedade, as pessoas torciam para o tempo passar rápido,vi gente parando quem saia da sessão que havia começado mais cedo apenas para perguntar como tinha sido, se o filme tinha ficado bom, como a cena de uma parte específica do livro tinha ficado, vi adultos e crianças realmente emocionados e isso me fez mudar o modo como assisti o filme, deixei as críticas de lado, parei de analisar.
O poder de comoção dos livros da série Harry Potter é impressionate, as pessoas se envolvem completamente, criam verdadeiros laços afetivos com os personagens e a possibilidade de vê-los ganhar vida através do cinema sem dúvidas é maravilhosa. Aliás, faço questão de dizer aqui algo muito importante, Harry Potter e sua sequência de livros são responsáveis por despertar e incentivar o hábito da leitura em praticamente toda uma geração. Diversas pessoas só começaram a gostar de ler após dar uma chance a fantástica história criada por J. K. Rowling, conheço uma que só começou a ler porque não aguentou esperar o próximo filme para saber o que iria acontecer e a partir disso a leitura virou realmente parte de sua vida.
Depois de longos dez anos aguardando a próxima aventura, temendo pela batalha que um dia teria que acontecer, após o dia 15/07/2011 não haverá mais espera, não haverá próxima vez, foi a despedida final.
Rupert Grint ( Ron Weasley), Emma Watson ( Hermione Granger) e Daniel Radcliffe (Harry Potter) juntos na pré estreia de 2011 e na de 2002! |
Nos últimos dias ouvi diversas pessoas falando mal do filme, vi várias críticas em outros sites e blogs sobre cinema dizendo que a cena em que Belatriz Lestrange morre foi mal feita, que deveriam ter dado mais destaque ao Neville Longbottom, até que a interpretação de Maggie Smith, que é a atriz que interpreta a Professora McGonagall, foi ruim. Encontrei muitas críticas as cenas da batalha, dizendo que não ficaram boas, que os efeitos especiais foram poucos e normais, enfim, criticas não faltaram e muitas delas na minha humilde opinião foram exageradas e até mesmo injustas.
Independente de qualquer coisa termino este post dizendo que sim, o filme tem suas falhas, sim, muitas críticas e resenhas que você leitor irá ler em outros sites vão dizer que poderia ter sido muito melhor. Já eu, fico no time que acredita que foi o que deveria ter sido, com muitos erros, mas também com muitos acertos... Fico com a lembrança do silêncio profundo na sala no início do filme, da trilha sonora perfeitamente sincronizada com as cenas e acima de tudo com a memória do rosto das pessoas na fila, suas expressões durante o filme, as lágrimas e as palmas.
Receita adicionada por Chef.
Parabéns pelo post, ainda não vi o filme pois ainda quero ficar com esse frio na barriga por mais um tempinho.
ResponderExcluirUm Abração
Rafael costa
Agora com mais vontade de assistir!!!
ResponderExcluirBjs, A.M.
Foi exatamente isso que eu vi... com o coração apertado!
ResponderExcluir" Fico com a lembrança do silêncio profundo na sala no início do filme, da trilha sonora perfeitamente sincronizada com as cenas e acima de tudo com a memória do rosto das pessoas na fila, suas expressões durante o filme, as lágrimas e as palmas. "
Amei o post!
Lindo post! Parabens!
ResponderExcluirTheo
Assisti nesse final de semana depois de ler esse post. Foi maravilhoso, já quero assistir outra vez!
ResponderExcluirLINDO! LINDO! LINDO! ADOREI! VIREI FÃ!
ResponderExcluirPARABENS PELO POST
LOUISE
Gostei muito do post, também acredito que o filme foi o que deveria ter sido,o tempo do cinema é diferente do tempo do livro e adptações são mesmo necessarias. Parabens pelo texto.
ResponderExcluirPedro
Sou realmente muito fã de Harry Potter...meu sonho é poder conhecer os atores...principalmente Daniel.Adorei o post, e sinceramente não encontrei falha alguma quando assisti o filme 2 vezes.Acho que as pessoas que escrevem criticas ruins sobre o filme, é na verdade um bando de pessoas desocupadas que não tem o que fazer.Tenho um afeto muito grande pelo filme e principalmente pela historia e os atores!!!Harry Potter fez parte de minha vida, a primeira vez que fui assistir, tinha 4 aninhos, e a partir daí ja comecei a adorar o filme.Vivia brincando de Harry Potter com meu primo, pois tenho a varinha que até hoje guardo com muito carinho!!!O filme me emocionou muito... nas duas vezes que assisti,chorei durante o filme inteiro!
ResponderExcluirE toda vez que via ou lembrava do filme,continuava chorando, pois sei que não terá continuação...só de escrever esse comentario gigante,rsrs,ja estou quase chorando!!!!
Enfim...Harry Potter fez parte da minha vida,e não consigo simplesmente deixar isso de lado!
E mais uma vez,adorei o comentario...
Agradeço muito a autora, por nos ter dado essa algria de presenciar essa historia.
Me identifico muito com a frase "Depois de longos dez anos aguardando a próxima aventura, temendo pela batalha que um dia teria que acontecer, após o dia 15/07/2011 não haverá mais espera, não haverá próxima vez, foi a despedida final." pois é exatamente oq sinto...uma tristeza muito profunda...mas espero que um dia eu consiga conhecer pelo menos alguem do elenco.
Acho que teria um ataque do coração se um dia eu pudesse conhecer Daniel Radcliffe...
Vou parar por aqui, pq senão é capaz de mim ficar escrevendo aqui o dia inteiro, pois adoro escrever,rsrsrs....
Bom...é isso!!!!