sexta-feira, 17 de junho de 2011

Diário de uma paixão

Essa semana terminei de ler o livro “Diário de uma paixão” (The Notebook), e me surpreendi muito. Não só pela história, que é linda, mas sim porque já havia assistido ao filme homônimo e percebi que pela primeira vez gostei mais do filme que do livro.

 O livro, publicado em 1999 (no Brasil primeiramente se chamou Diário de Nossa Paixão, mas alterou o título após o lançamento do filme!) foi escrito por Nicholas Sparks, autor que tem sido fonte para vários filmes hollywoodianos nos últimos anos, como por exemplo: “Querido John”, “Noites de Tormenta”, “Um amor para recordar” e etc. É um romance que começa com dois idosos numa casa de repouso em que o homem conta uma história de amor escrita em um diário: o romance de Allie e Noah.
 
 
O filme, lançado em 2004, foi dirigido por Nick Cassavetes e conta à mesma história, porém de uma perspectiva diferente. Também começa com os dois idosos (James Garner e Gena Rowlands) na casa de repouso e ele está contando a mesma história, porém a ênfase é maior na adolescência dos personagens, quando Noah Calhoun (Ryan Gosling) e Allie Hamilton (Rachel McAdams) se conhecem e se apaixonam, mostrando o amor entre eles nascendo e crescendo. Já o livro faz apenas uma pequena lembrança dessa fase, dando maior prioridade no reencontro dos dois já na fase adulta e na velhice.

Eu gostei mais do filme pela forma leve que Nick contou a história. É um amor que cativa, empolga, faz você torcer pelo casal e se emocionar junto. Faz desejar ter um dia um amor igual, que seja tão verdadeiro e sincero, tão humilde e simples, tão empolgante e calmo. Noah é o personagem mais romântico que já criaram, um homem carinhoso e apaixonado, que lê poesias e fala de amor com tranqüilidade e doçura. Depois de ver o filme toda mulher quer ser a Allie, ou pelo menos ter um pouco desse amor um dia.

O livro é pequeno (são apenas 140 páginas) e com uma literatura bem fácil, porém mostra um amor mais maduro, algumas horas meloso demais... mas nele tem as cartas trocadas entre os personagens que são tão lindas e deixam os olhos marejados com tanto amor e tanta emoção.


O filme tem lindas fotografias e cenários, todos bem descritos no livro também, o central é a casa que Noah compra e reforma, passa a ser o refúgio dele, além de ser a responsável pela reaproximação do casal. O livro dá uma grande ênfase nesse cenário, fazendo parecer até como um personagem secundário.

Indico “Diário de uma paixão” para todos os românticos e apaixonados. É um ótimo filme para aqueles que querem suspirar e talvez até chorar, conquistar uma garota ou quem sabe se inspirar com um romance. Indico o livro para aqueles que adoram ler, principalmente os que gostam de poesia.


 Para os que ainda não decidiram se assistem ou não o filme, dá uma conferida no trailer abaixo:


Receita adicionada por Cozinheira Nata



Nenhum comentário:

Postar um comentário