segunda-feira, 20 de junho de 2011

Curtindo a Vida Adoidado – O melhor filme da Sessão da Tarde de todos os tempos




            Em 1986, o Mundo conhecia Ferris Bueller. Um Personagem antológico para quem cresceu assisitindo Curtindo a Vida adoidado - Ferris Bueller´s Day Off. 25 anos depois, nada mais merecido do que homenagear esse clássico das nossas tardes. Afinal, quem nunca matou aula? Quem nunca ficou “doente” para faltar seja aula, trabalho ou qualquer outro compromisso no qual você se sentiria preso, entediado, ou simplesmente resolveu não ir e fazer outra coisa mais interessante? Quero ver se terá alguém para “atirar a primeira pedra”.
            Lançado nos anos 80, o filme tornou-se extremamente popular no Brasil só nos anos 90. Onde crianças, jovens e adultos, todos já pararam pelo menos uma vez para assistir essa verdadeira aula de como curtir um dia de folga.
            Para quem não lembra muito bem, a história se passa em Chicago em um lindo dia de sol. Ferris Bueller (Matthew Broderick) é um aluno do último ano do colegial (o nosso ensino médio) que resolve enganar os pais com a clássica desculpa de estar doente, para faltar às aulas desse dia. Ferris só não convenceu a irmã Jeanie (Jenniffer Grey) e o diretor da escola Ed Rooney ( Jeffrey Jones).
            Mas que graça teria esse dia sem os amigos? Ferris então chama seu melhor amigo Cameron (Alan Ruck), um cara hipocondríaco e paranóico para ajudar no seu plano que envolve em invadir o sistema da escola para reduzir as faltas e para arrumar uma desculpa para liberarem sua namorada Sloane (Mia Sara). Acabam decidindo por “matar” um parente da menina (Outra desculpa clássica) e Ferris, disfarçado de pai de Sloane, vai busca-la debaixo do nariz do Sr. Rooney.
            Com os 3 reunidos, eles seguem para o centro de Chicago em nada mais que uma Ferrari, que é do pai de Cameron, que depois de relutar muito, é convencido por Ferris a pegar “emprestado” o carro do pai. Chegando no centro da cidade, decidem deixar o carro em uma garagem com uns caras bem suspeitos que aproveitam, assim que os donos saem, para dar uma voltinha escondidos com a Ferrari.

            Depois se passar pelo Rei da Salsicha de Chicago e almoçar em luxuoso restaurante, sendo bajulado pelo maitre, Ferris e cia ainda passariam pelo estádio de baseball, o Museu de arte, o Sears Tower (Arranha céu da cidade) e ainda participam de uma Parada alemã, onde Ferris canta Twist and Shout, um dos grandes sucessos dos Beatles, e contagia a multidão e até seu pai, que está no escritório sem saber que o cantor é seu filho.

            Enquanto isso, na escola os alunos iniciam uma campanha para arrecadar fundos para um novo rim para Ferris, chamada “Save Ferris” (Salve Ferris) é a gota d´água para que o Sr Rooney e Jeanie resolvam desmascarar Ferris.
            Sr. Rooney Tenta em vão encontrar Ferris em bares, fliperamas. Por fim decide visitar o “doente” em seu lar. Onde invade a casa e encontra um rotweiller que não gosta nada do intruso. Ao mesmo tempo, Jeanie chega em casa descobre um boneco, com direito a roncos e movimentos, que Ferris colocou na cama para o substituir. Logo após ela dá de cara com o Sr. Rooney na cozinha, o Nocauteia e liga pra polícia por achar que se trata de um ladrão. Para azar dela, Sr. Rooney teve o carro rebocado e fugiu antes da polícia chegar. O que a levou ser presa por passar trote e ainda dar uns “pegas” na delegacia em Charlie Sheen, que interpreta um garoto que também foi preso.           




            O dia estava acabando, e depois que Ferris e cia foram buscar o carro, notaram que a quilometragem estava um “pouco” acima do que estava quando estacionaram. Cameron pira o cabeção, fica em estado catatônico, e depois quase se afoga. Cameron, não satisfeito, em uma tentativa frustrada de voltar o hodômetro, acidentalmente destrói a garagem de casa e a Ferrari despenca barranco abaixo.


            Após se despedir dos amigos, Ferris inicia uma corrida alucinante para chegar em casa antes dos pais e da irmã. Ao chegar, Ferris é finalmente pego pelo Sr. Rooney. Mas surpreendentemente sua irmã o salva e ainda “promove” mais um encontro do Sr. Rooney com a cachorro.
E pra encerrar, uma outra cena inesquecível: A do ônibus escolar ao som de "Oh Yeah!"


"Save Ferris" 





Muito se falou sobre uma possível seqüência, onde mostraria Ferris na faculdade ou no trabalho. O que infelizmente, para a tristeza de milhões de fãs, nunca aconteceu. O Máximo que podemos fazer é relembrar desse sucesso, e assistir sempre que possível. E lembrar do melhor conselho do nosso herói:

“A vida passa rápido demais, e se você não parar de vez em quando para viver a vida, acaba perdendo seu tempo.”  Ferris Bueller


Segue abaixo o link da cena da parada e como estão hoje os atores. 



Mathew Broderick                                         Mia  Sara

                                                                                                                                                         

Alan Ruck                                                                    Jennifer Grey









        
                                                                                                                                                Jeffrey Jones


Receita adicionada por Mestre Cuca

Um comentário:

  1. Esse Filme é simplesmente demais.... acho que todos nessa epoca curtiram. é muito bom.

    ResponderExcluir