quarta-feira, 13 de abril de 2011

Os Homens Que não amavam as mulheres, a adaptação mais fiel



Vamos sair um pouco do clichê “filme hollywoodiano” e falar de um excelente suspense chamado “Os homens que não amavam as mulheres” (Män som hatar kvinnor), baseado e muito fiel ao livro homônimo da trilogia Millenium do sueco Stieg Larssons.
            O filme é sueco, com artistas (famosos... lá na Suécia!) não conhecidos por nós e do diretor Niels Arden Oplev. Já rodou o mundo, fazendo grande sucesso, porém no Brasil pulou os cinemas indo direto para as prateleiras das locadoras desde o ano passado.
            Quem leu o livro não vai se decepcionar já que Niels foi muito fiel em sua adaptação, cortando pouquíssimas coisas por questão de tempo de filme, mas sem atrapalhar a história, permitindo a quem nunca leu o livro entender perfeitamente e se surpreender com o desfecho imprevisível.
            A história é basicamente sobre um rico senhor chamado Henrik Vanger (Sven-Bertil Taube) que depois de 36 anos resolve ter mais uma última tentativa de desvendar o desaparecimento de sua sobrinha Harriet Vanger, para isso contrata o famoso jornalista Mikael Blomkvist (Michael Nyqvist) que conta com a ajuda da “estranha” hacker Lisbeth Salander (Noomi Rapace). Conforme vai investigando, Mikael e Lisbeth descobrem os segredos mais obscuros de uma família tão complexa, chegando até a arriscarem a própria vida.
            O filme é forte, com cenas de estupro, maus tratos, morte, crime e tortura; mas o suspense é tão grande que você nem sente os 153 minutos, querendo logo descobrir o que ocorreu e porque. Para falar a verdade é tão bem dirigido e escrito que você só percebe que não é mais um enlatado Americano pelo idioma dos personagens, fora isso, não deixa nada a desejar, tanto que Hollywood já está de olho e criando a sua adaptação. A produção será da Sony Pictures, o diretor David Fincher (Seven, Clube da Luta e A Rede Social), o roteirista Steve Zaillian (Missão Impossível, Hannibal e Gangues de Nova York) e a produção de Scott Rudin (Onde os fracos não tem vez) ao lado dos suecos Olé Sondberg e Søren Stærmose.
            Quem leu o livro, não vai deixar de perceber que o filme não fala sobre o romance de Érika e Mikael (ela, casada, tendo Mikael como amante com o consentimento de seu marido), o caso de Mikael e Cecília, a ajuda que a filha de Mikael dá pra desvendar o crime. Mas são apenas detalhes que embora o leitor sinta falta, não atrapalham em nada a história.
            Como eu já disse anteriormente o livro é de uma trilogia chamada Millenium em que esse é o primeiro; o segundo chama-se “A menina que brincava com fogo” e o terceiro “A rainha do Castelo de ar”. Os dois filmes também já foram produzidos na Suécia e podem ser baixados na Internet. Os três livros são excelentes, de fácil leitura e assim como os filmes, te prendem do inicio ao fim, portanto não se assuste com o número de páginas (pra lá de 600 cada), você nem vai sentir que leu tudo isso!!!
            Uma curiosidade é que Stieg Larsson morreu logo após terminar o terceiro livro, de enfarte, embora ele tivesse mania de perseguição já que era um escritor polêmico que atacava muito a política e corrupção nos seus livros. Infelizmente ele não pode ver o sucesso que sua trilogia fez.
 
           Assista abaixo aos trailers dos 3 filmes Millenium:



Receita adicionada por Cozinhera Nata

3 comentários:

  1. Excelente!!! Parabéns pelo blog...

    ResponderExcluir
  2. Já vi os 3 e vale muito a pena. Muito bem feitos, ótima direção, tem algumas cenas que dão muito nervoso.
    Estão fazendo a refilmagem no estilo americano, espero que não estraguem.

    ResponderExcluir
  3. Galera,
    Já saiu o trailler da versão americana para o filme. Você pode assistir no link abaixo:

    http://video.br.msn.com/watch/video/exclusivo-os-homens-que-nao-amavam-as-mulheres/66cflzmh

    ResponderExcluir