segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Os Smurfs!


Quando era criança amava os Smurfs! Lembro de esperar ansiosamente pelo desenho, afinal às vezes em que ele passava na TV eram poucas, portanto cada vez que isso acontecia era uma felicidade enorme!

O carinho pelos homenzinhos azuis resistiu ao tempo e é só ouvir, ou lembrar a música deles que um sorriso me vem ao rosto, continuo fã! Aliás, conheço poucas pessoas que não gostam dos Smurfs, o carisma deles é insuperável.

Claro que assim que soube que o desenho viraria filme fiquei super feliz e logo no fim de semana de estréia fui conferir o resultado. E que surpresa! O filme ficou muito bom.


 
Primeiramente devo destacar a qualidade da versão em 3D, a produção está de parabéns, fiquei realmente impressionada. Claro que isso pode variar de cinema para cinema, no meu caso assisti no UCI-Kinoplex e estava sensacional, acho que é a melhor que já assisti.

Pela primeira vez senti que realmente houve uma grande diferença em assistir o filme em 3D, normalmente acho legal, interessante mais nada muito incrível, dessa vez foi completamente diferente, vivi uma experiência 3D, o que é muito diferente de assistir um filme em que partes dele ganham destaque. Em um momento do filme, que obviamente não irei dizer qual para não estragar a surpresa, a sensação é que a imagem vem do fundo da sala, ou seja, de trás do telespectador!

Assim como no desenho, o filme começa com mais um dia de trabalho na vila dos Smurfs e não muito longe dela, Gargamel (Hank Azaria) faz seus planos para capturar um dos pequenos azuis, claro que para isso ele precisa primeiro descobrir o local secreto onde a vila se encontra. Para isso ele conta com a “ajuda” do Desastrado, que por acidente leva Gargamel para a vila. No meio de uma fuga desesperada, os Smurfs erram o caminho e ao invés de seguir para um lugar seguro com seus companheiros entram em um portal e vão parar em Nova York, com Gargamel e seu gato Cruel os perseguindo.

Em um mundo totalmente desconhecido, eles vão parar em uma caixa, o que os leva a conhecer Grace (Jayma Mays) e Patrick (Neil Patrick Harris), que irão ajudar os Smurfs em sua aventura!

 
O roteiro é da dupla responsável por Shrek 2 e 3 David Stem e David Weiss, ficou bem leve e despretensioso, os mais críticos certamente não o acharão interessante, porém acredito que irá agradar grande parte do público que já conhece e é fã do desenho e aqueles que estão sendo apresentados pela primeira vez aos Smurfs!

Pessoalmente gostei e não gostei. Calma... eu explico! 

Fui assistir ao filme com um olhar nostálgico, adoraria que a produção tivesse focado mais na vila dos Smurfs, gostaria de vê-la com mais detalhes o que não é possível já que aventura ocorre em Nova York e a pequena vila só aparece no início do filme e em fotos no final junto aos créditos, fiquei um pouco decepcionada nesse ponto. Por outro lado gostei do fato da produção ter optado por centralizar a história nos seis Smurfs mais populares, assim a história não se perde, não fica muito extensa e facilita o entendimento do público infantil.


 As atuações não foram muito boas, Neil Patrick Harris e Jayma Mays estão bem fraquinhos, Sofia Vergara que interpreta Odile, a chefe de Patrick, também não faz um bom trabalho, a salvação fica por conta de Hank Azaria!  

Seu desempenho como Gargamel é excelente, ele convence! Parece que o personagem saiu do desenho e ganhou vida, ele está idêntico! A caracterização ficou muito boa, e ele conseguiu deixar o personagem mais leve, maléfico sim, porém com uma pitada cômica!
 
Cruel também ganhou destaque no filme, a animação foi muito bem feita e na versão para cinema ele também passou a ser um pouco mais engraçado do que na original.

     
Os seis Smurfs protagonistas: Papai Smurf, Smurfete, Desastrado, Ranzinza, Corajoso e Gênio estão perfeitos, palmas para a equipe responsável pela animação! A adaptação está muito fiel ao desenho e conservou as características dos personagens! 


 Outro grande acerto da produção, na minha humilde opinião foi a inclusão de Peyo Culliford, o criador dos Smurfs no filme, homenagem devidamente merecida. Muitos produtores de filmes do mesmo gênero esquecem completamente de que o desenho existia antes do filme e passam por cima daqueles que os criaram, achei a lembrança super válida.


Recomendo muito! Para aqueles que gostavam dos Smurfs é uma boa chance de recordar e rever os azulzinhos! Para os que não conhecem é uma boa oportunidade, e para as crianças a diversão é garantida, excelente programa!

Também vale a pena conferir o site oficial do filme, completamente interativo e muito bem bolado! http://www.sonypictures.com.br/Sony/HotSites/Br/smurfs.




Receita adicionada por Chef!


Nenhum comentário:

Postar um comentário