segunda-feira, 25 de julho de 2011

Kung Fu Panda

Por Gourmet
    
           O Kung-Fu é uma arte marcial de origem chinesa e lá conhecida como Wushu que de acordo com a lenda de sua criação que certa vez um monge chinês chamado Ta Mo subiu ao topo de montanha e se pôs a contemplar o movimento dos animais, as posições que tomavam para a luta e a maneira como se defendiam dos ataques. Observando tais movimentos, desenvolveu um trabalho de adaptação desses animais para  o homem,  estruturando-os de acordo com as possibilidades físicas do homem. Assim nasceu o Kung-Fu que nos dias atuais possui mais de 300 estilos diferentes catalogados em seu país de origem.

          Dentre os maiores representantes desta arte milenar nas telonas nos últimos anos, podemos citar Bruce Lee, Jackie Chan e Jet Li, com todos apresentando corpos treinados, flexíveis e que contavam com extrema força e velocidade tanto para se defender quanto para atacar. Esses foram nossos modelos de lutadores perfeitos, aqueles que quase todas as crianças (principalmente os meninos) queriam imitar e se tornar igual quando crescessem. Porém, esse modelo de homens magros, musculosos e super rápidos foi ao chão quando surgiu Po, o urso panda que se tornaria o maior mestre de Kung-Fu de todos os tempos.


          Assim, minha indicação da semana é a animação Kung Fu Panda da DreamWorks. Dirigido por Mark Osborne e John Stevenson, foi lançado em 2008 contando a história de sonhador urso panda Po (Jack Black), que trabalha vendendo macarrão no restaurante de seu pai adotivo, o ganso Ping (James Hong), mas que possui como maior sonho se tornar um grande mestre do Kung Fu e lutar ao lado dos famosos Cinco Furiosos: Tigresa (Angelina Jolie), Louva-deus (Seth Rogen), Macaco (Jackie Chan), Garça (David Cross) e Víbora (Lucy Liu).

          A vida é calma e tranquila do Vale da Paz, quando a famosa tartaruga Mestre Oogway (Randall Duk Kim), criador do Kung-Fu, compartilha com seu melhor discípulo, o panda vermelho Mestre Shifu (Dustin Hoffman), que teve a premonição de que o malvado leopardo da neve Tai Lung (Ian MacShane), que foi criado e treinado por Shifu no passado, iria se libertar da Prisão de Chorh-Gom e tentar roubar o pergaminho que continha o maior segredo do Kung-Fu.

          
          Preocupado com a segurança do pergaminho, Mestre Shifu começa os preparativos para o festival que iria cumprir uma antiga profecia ao apresentar para o mundo aquele que viria a ser o salvador de todos, o lutador que dominaria todos os estilos do Kung-Fu e os utilizaria em defesa dos mais fracos, o grande mestre Dragão-Guerreiro, com a certeza de que o escolhido seria um dos Cinco Furiosos. Além disso, envia o pato mensageiro Zeng (Dan Fogler) para a Prisão Chorh-Gom, ordenando que a segurança sobre Tai Lung fosse duplicada.

Contudo, Shifu não imaginava que uma série de contratempos e acidentes fariam com que o escolhido para se tornar o poderoso Dragão-Guerreiro fosse o pesado, desajeitado e lento urso panda Po. Para piorar, a ida de Zeng até Chorh-Gom se tornou fato essencial para a fuga de Tai Lung, que agora se dirige para o Vale da Paz com a intenção de roubar o pergaminho sagrado e se tornar o dominador do mundo.


          
          Contrariado e com a certeza de que um erro foi cometido, Shifu começa a treinar Po, que também conta com a desaprovação de seus ídolos marciais, buscando convencer o panda que aquele não é seu lugar e que o certo seria desistir da loucura de se tornar o grande Dragão-Guerreiro, pois nunca estará apto para assumir tal função.

          Cabe ao sábio Mestre Oogway mostrar a Shifu que todos, mais cedo ou mais tarde, se tornam aquilo que estão destinados a ser e pede para que seu pupilo tome Po como discípulo e o prepare para o sombrio futuro que os espera, já que ele não poderia ajudar, pois seu tempo na terra havia chegado ao fim. Em seguida Oogway, numa das cenas mais bonitas que já vi em animações, morre e seu espírito ascende para junto das estrelas.
          
          Sem poder recorrer ao seu grande mestre e com Tai Lung viajando em direção do Vale da Paz, Mestre Shifu percebe e compreende as palavras de Oogway e tenta convencer Po, que a essa altura já desistiu de seu sonho, a se transformar e defender o mundo das ações malignas. Será que ele consegue?

          
          O filme Kung Fu Panda teve sua estréia marcada no Festival de Cannes e arrecadou algo em torno de US$ 631 milhões em todo o mundo, sendo a 3ª maior bilheteria do ano de 2008, onde só no Brasil atraiu mais de 3,8 milhões de espectadores. Foi indicado tanto para o Oscar quanto para o Globo de Ouro na categoria Melhor Filme de Animação e teve sua continuação Kung Fu Panda 2  lançada em terras tupiniquins no último dia 10 de junho. 

          Para tentar compensar a substituição das vozes de Jack Black e Angelina Jolie, o time de dublagem do filme recebeu o reforço de Lúcio Mauro Filho (o Tuco da Grande Família) e da beldade Juliana Paes (dispensa apresentações) nas vozes de Po e Tigresa respectivamente. Esse com certeza é um daqueles filmes que atrai a atenção de adultos, adolescentes e crianças e que sem dúvida alguma merece a sua atenção durante seus 92 minutos de duração.

          Veja o trailer aqui embaixo e vá logo providenciar o filme,  pois seja via download ou na sua locadora, o importante é conferir as aventuras do Mestre Kung-Fu mais atrapalhado de todos os tempos.

5 comentários:

  1. "Em seguida Oogway, numa das cenas mais bonitas que já vi em animações, morre e seu espírito ascende para junto das estrelas."
    Também achei SENSACIONAL essa cena. Vc lembra das palavras do mestre? Algo sobre passado, futuro e o presente... ? Lindo dmais!
    Gostei do filme, gostei do seu texto. Agora so preciso ver o 2!
    Beijos, AM

    ResponderExcluir
  2. Grande filme! Engraçado e com bastante ação!

    ResponderExcluir
  3. Cara AM,

    A sequência em que o Mestre Oogway se refere a "passado, futuro e o presente" não é a de quando ele morre mas de quando encontra Po na pessegueira.

    As palavras dele são: "Ontem é história, amanhã é mistério. Mas o hoje é uma dádiva, por isso é chamado de presente."

    Agradecemos pelo seu acesso e esperamos que sua dúvida tenha sido sanada.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Com certeza caro chef! hehehehehe
    Independente da cena, esse momento é lindo!
    Valeu por tirar minha duvida! ;)
    Beijos, AM

    ResponderExcluir
  5. Ops!
    Com certeza caro Gourmet! hehehehehe
    AM

    ResponderExcluir