Noite de sexta feira 13 meus amigos, e nenhum filme representa tão bem essa data como o próprio Sexta- feira 13 (Friday the 13th) e ele, nosso “herói”... Jason Vooheers!!! Pra começar vamos falar de folclore, de toda a mística que envolve essa data. Para depois falarmos sobre esse Ícone do cinema.
Existem muitas crenças e lendas sobre a origem, do cristianismo à mitologia. A mais aceita seria pelo fato de Jesus ter sido crucificado em uma sexta-feira, e na última ceia haver 12 apóstolos e Jesus; 13 no total. Ainda há outra que envolve mitologia nórdica, curiosamente sobre um banquete em que 12 Deuses foram convidados. O 13º que não foi convidado (Loki – Espírito do mal e da discórdia ) Avacalhou com o banquete e Matou um dos convidados. Junto com isso, ainda de acordo com a mitologia nórdica, existia a lenda de Friga (que deu origem à palavra friadagr = sexta-feira), a Deusa do amor e da beleza, que com a implantação do cristianismo, foi considerada uma bruxa. E Como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demônio. Os 13 ficavam rogando pragas aos humanos. Enfim, é uma data azarada!!!
Agora falemos do Filme... Lançado originalmente em 1980, por Sean S. Cunningham, Sexta-feira 13 contava a história do acampamento Crystal Lake, um lugar marcado por um mistério, o desaparecimento de um menino, que hoje podemos dizer que sofria muito “Bullying” por ser meio diferente. Mas só que a garotada pegou pesado com ele, e o menino foi parar no fundo do lago enquanto os monitores, que deveriam estar tomando conta dos pirralhos melequentos, estavam ocupados na onda “Sexo, Drogas e Rock N´Roll”. O nome do menino??? Jason Voorhees.
A franquia gerou nada mais, nada menos do que 12 filmes. Alguns lamentáveis, pra não usar palavras piores, caso de: Jason X. E até comédia, sim, ou você realmente não deu risada quando assistiu Freddy x Jason?! E Ainda faturou alguns milhões, uma bagatela de aproximadamente 500 Milhões de US$. E conquistou fãs por todo mundo.
Em 2009 foi realizado um “remake” do clássico. Estrelado por Jared Padalecki, isso mesmo, o “Sam Winchester” da série Supernatural. O filme não foi muito fiel aos anos 80, não seguiu exatamente a história. Na minha opinião foi mais uma homenagem e teve uns pontos bem interessantes, mas até que foi legal ver esse confronto de titãs entre Sam e Jason.
1º Onde é que os roteiristas estavam com a cabeça que o Jason CORRE nessa versão?! O legal era ver ele andando atrás enquanto as vítimas corriam feito loucos e quando se davam conta, rolava uma espécie de tele transporte e aí... Tchau!
2º Jason já matou de formas variadas, mas bancando Robin Hood foi novo pra mim. O que foi aquela flechada?
3º Jason Cultivava Maconha!!! sabe lá o que ele fazia com ela, mas se vagabundo chegasse perto da plantação... Já era!!!
Tirando esses fatos curiosos do remake, vejamos algumas curiosidades da saga toda.
- O Assassino Original de Sexta-Feira 13 não é Jason, e sim sua mãe, Pamela Voorhees.
- Kane Hodder foi o único ator a interpretar Jason em mais de um filme (7º ao 10º)
- Jason Matou 285 pessoas;
- Quantidade de advertências do tipo "Não vá para Crystal Lake, o lugar é maldito" ou "Se eu fosse você, não iria para aquele lugar": 19.
- Vítimas que sonham com Jason: 17.
- Quantas vezes alguém diz frases do tipo "Espere um pouco que eu já volto" ou "Vou ver que barulho foi aquele lá fora" e nunca retorna: 19.
- A indústria automobilística tem uma afeição toda especial por Jason. 7 de suas vítimas foram chacinadas pelo psicopata depois que seus carros enguiçaram ou simplesmente atolaram em alguma lama.
- Jason revelou ser um tremendo empata foda... Ele gosta muito de interromper os casais naqueles momentos!!! Pelos menos morrem felizes...
- Pendurou 85 de seus cadáveres em tetos ou árvores;
- Levou cerca de 435 tiros, foi esfaqueado 106 vezes, foi cortado muitas vezes por Freddy Krueger, levou 20 machadadas, foi atingido por um mastro de bandeira, foi atropelado por um trator e um carro, soterrado por um telhado, foi atingido por vasos, um sofá, pedaços de madeira, dois torpedos, duas cadeiras, livros, uma estante, uma televisão, quebrou o pescoço no bote de Crystal Lake, teve um machado cravado no crânio (parte 3), foram fincados ao longo do seu corpo 15 barras de metal, foi atingido por uma barra de metal diversas vezes, ficou muito tempo embaixo do lago preso por uma pedra e uma corrente em seu pescoço, foi arremessado junto a Freddy por um carro de mina, foi parcialmente queimado (por gasolina em Freddy vs. Jason), levou 25 socos no rosto (parte 8), foi chutado por Freddy, levou pedradas no rosto (parte 6), perdeu 4 dedos da mão direita, teve os dois olhos furados, foi afogado em água e lixo tóxico, foi explodido, foi criogenizado, foi enforcado, foi decepado, foi eletrocutado (por um fio de poste, um painel destruído e em um trilho de metrô), sua cabeça foi furada por Freddy, foi arremessado contra andaimes cerca de 15 vezes (Freddy vs. Jason), foi esmagado, perdeu a perna, teve metade de sua cabeça estourada por uma hélice de barco, foi obrigado a se bater em uma parede de metal várias vezes por Freddy, ficou no espaço sem ar e em baixas temperaturas, sofreu entrada brusca na atmosfera em uma temperatura de 300°C e... SOBREVIVEU!!!
Receita adicionada por Mestre Cuca
Nenhum comentário:
Postar um comentário