segunda-feira, 2 de maio de 2011

RIO, o filme para adultos e crianças

           Eu particularmente sou uma amante dos longa metragens animados, sejam da Pixar, Universal, Disney e etc, eu simplesmente adoro as animações. Juntando isso ao fato de ser carioca da gema, não pude deixar de ficar feliz quando soube do lançamento de “RIO”, novo filme animado da 20th Century Fox e Blue Sky Studios.
            O filme é dirigido pelo brasileiro Carlos Saldanha (um dos criadores e diretores de A Era do Gelo), escrito por Don Rhymer e em sua versão original é dublado por Anne Hathaway, Jesse Eisenberg, Rodrigo Santoro, Jamie Foxx, George Lopez e Jake T. Austin e foi lançado em 08 de Abril de 2011.


            A animação já começa em uma floresta no Brasil, com várias espécies de pássaros cantando e dançando, inclusive um filhote de Arara-Azul que não sabe voar, mas fica maravilhado com a cena. O filhotinho junto com outros pássaros é capturado e levado para os Estados Unidos, onde é encontrado por uma criança, chamada Linda, e criado como animal de estimação e melhor amigo, sendo chamado de Blu. Quinze anos depois, um cientista brasileiro, chamado Túlio, entra na livraria e acaba convencendo Linda a ir ao Rio de Janeiro para cruzar Blu com uma Arara-Azul fêmea, já que são os dois últimos de sua espécie. Quando chegam no Rio, Blu é colocado em uma estufa para o acasalamento e conhece Jade, a fêmea de sua espécie. Porém os dois são sequestrados por contrabandistas de animais e aí a aventura começa com eles tentando fugir e reencontrar Túlio e Linda.


            É engraçado, dinâmico, divertido e leve, você nem sente as 1h30m de filme. Mas pode ter visões diferentes para crianças e adultos. Para os pequenos, chama atenção pelas cores (vivas e variadas), musicas animadas (composições do Will.i.am que também dubla o pássaro Pedro, Carlinhos Brown, Sergio Mendes entre outros.) e pela história ser de bichos engraçados como os pássaros, o cachorro Luiz (que na minha opinião é o mais engraçado do filme) e os micos.
            Mas são os adultos que percebem a verdadeira crítica que o filme faz, além da extinção e contrabando que são os mais claros, há também a questão da marginalização, com os micos fazendo o papel das crianças que assaltam turistas, em contrapartida mostrando o menino Fernando que mora na favela e captura os bichos por dinheiro já que é órfão e sem casa, mas se arrepende e ajuda na recuperação do casal de Araras. Porém é um filme que não deprecia a Cidade Maravilhosa e mostra algumas belezas como Cristo, Pão de Açúcar e o famoso Carnaval. Aconselho a todos a assistirem a essa animação divertida seja em 2 ou 3D.


Curiosidades:
- Rodrigo Santoro que dubla o Túlio, faz a dublagem da versão original e dublada para o português.
- O primeiro lançamento foi no Kazakistão em 03 de Abril, depois na Argentina e mais 14 países no dia 07 de Abril. No Brasil teve estréia em 08 de Abril com recordes de salas, alguns dos atores vieram para o lançamento no Rio. Nos EUA o filme somente foi lançado em 15 de Abril.
- O filme demorou anos para ficar pronto e é considerado “o projeto dos sonhos” de Carlos Saldanha.
Receita adicionada por Cozinheira Nata.

3 comentários:

  1. Assisti e gostei muito, vale a pena ver no cinema! Bom filme, leve e divertido mesmo e não envergonha os cariocas, pelo contrário, só exalta nosso RIO.

    abs

    ResponderExcluir
  2. Sem sombra de dúvida, esta obra de Carlos Saldanha, foi ao meu ver uma das melhores que já vi, no que diz respeito aos logas de desenho animado, posso até levar em consideração o fato de eu ser carioca, ainda sim é uma obra espetacular, desde suas abertura até o seu desfecho, a história é boa o conteúdo e a mensagem são ótimas, a caracterização dos personagens local, ficaram ótimas, o carioca típico malandro de Samba, o funkeiro, alguns estilos e gírias usadas, o fato de Fernando menino pobre a órfão ser adotado pelo casal, dando uma chace de um futuro melhor para o menino, muito comum isso aqui no RIO.
    É um filme agradavel e muito divertido, para todos verem, desde a vovó até o netinho. esse vale a pena conferir.
    Abs.
    Maximiliano Paz

    ResponderExcluir
  3. O filme parece ótimo e expõe, além de uma divertida história, as maravilhas da cidade do Rio. Acho q será um bom marketing, e atrairá mais turistas p/ o país.

    Ainda não tive tempo de ver, mas este está na lista dos que quero assistir no cinema. E 3D.

    Abçs.
    Marta

    ResponderExcluir