sexta-feira, 29 de abril de 2011

Chanel


De todos os ícones da moda nenhum me fascina mais do que Chanel. Sua história é tão rica e possui tantos altos e baixos que autores e produtores de cinema não perderam tempo e trataram de fazer diversos filmes e livros para retratar todas as fases dessa mulher tão importante.



Digo importante porque acredito que a contribuição de Chanel foi a maior de todas para a moda feminina, sua atitude revolucionária e seu comportamento inovador a consagraram e tornaram seu estilo atemporal e imortal. Sua rebeldia, seu corte de cabelo ousado para a época, sua infância trágica, sua vivência no internato, até suas tentativas fracassadas de se tornar atriz e cantora e seus amantes, fazem de Chanel uma figura insubstituível, a frente do seu tempo, sua genialidade não tem par.
Chanel libertou as mulheres substituindo os trajes justos, extremamente complexos e sem mobilidade do final século 19 por modelos mais simples e confortáveis, porém sem jamais perder a sofisticação. A adaptação da alfaiataria masculina para a silhueta feminina, a calça, a saia simples, a incorporação da cor preta no vestiário feminino, até então utilizada apenas para demonstrar luto, o tecido de malha, a estampa xadrez, o estilo navy, o tailleur. Todas essas criações pertencem a ela e continuam sendo sinônimo de elegância e encantando mulheres pelo mundo inteiro até hoje.
Obviamente que com tanta notoriedade existem diversas biografias disponíveis, diversos filmes, porém no meio de tantas opções uma produção que me chamou bastante atenção e que indico é Coco Antes de Chanel (Coco avant Chanel).



Aviso que não se trata de um filme para todos os públicos, o tom escolhido para contar a história da jovem Gabrielle foi de sobriedade, sem doses fortes de emoção e para algumas pessoas o filme pode se tornar um pouco monótono.
Isso ocorre, pois a produção foca Chanel como uma pessoa normal, real, possível, que no fundo possui uma história de vida triste, com muitas perdas e portanto, deixa de fora uma grande parte de todo o universo glamuroso que automaticamente  nos vem a mente ao pensar no tema.
O filme consegue retratar bem a vida de Chanel antes da fama, cometendo erros muito pequenos que pessoalmente não acho que comprometeram a produção. A fotografia do filme é impecável, um verdadeiro presente para os olhos, o figurino também não pecou em nada e a atuação de Audrey Tautou atendeu as expectativas, seu talento e competência são inegáveis e ela mais uma vez brilhou.
O filme agradou a crítica e teve indicações para premiações em quase todos os festivais de cinema incluindo o Bafta e até mesmo o Oscar. Vale a pena conferir.

Receita adicionada por Chef.

Um comentário:

  1. Acho muito interessante que o blog de vcs não fale apenas de produções americanas, ja tinha virado fã qdo vi o post sobre a trilogia milenium e mesmo nao tendo lido os livros e muito menos tendo visto os filmes achei super valido que o cinema como um todo seja abordado aqui. Este filme de Chanel realmente nao agrada a todos mais certamente vale a pena.

    ResponderExcluir