sexta-feira, 8 de abril de 2011

O Turista - Jolie e Depp salvam a produção



As gravações foram feitas nas cidades de Paris-FRA e Veneza-ITA. O casal principal formado pelos atores Johnny Depp e Angelina Jolie, ícones atuais de carisma, beleza, sensualidade e por conseqüência sucesso da 7ª arte. O diretor e roteirista do filme é o alemão Florian Henckel von Donnersmarck, vencedor do Oscar 2007 de Melhor Filme Estrangeiro e tido por alguns críticos como de grande potencial. Somem tudo isso ao nome “O Turista (The Tourist)" e com certeza chegamos aos ingredientes perfeitos para um filme cujo foco é uma relação amorosa, ou seja, um belo filme de romance. Não é mesmo? Pois bem, na integra não é.
Elise (Angelina Jolie) é uma estonteante mulher inglesa que carrega consigo um grande segredo merecedor de uma investigação milionária por parte da Scotland Yard, porém, mesmo milionária nunca quis dizer organizada, e o que vemos é uma busca totalmente perdida ao tesouro. O tesouro nada mais é que um grande fraudador de impostos com o qual Elise possui uma relação amorosa que a põe capaz de enfrentar policiais e bandidos para se ver novamente nos braços de seu amado. Mas como encontrá-lo sem colocar a vida dele em risco?
Simplesmente escolhendo qualquer pessoa com o mesmo biótipo, já que não sabem como é seu rosto. Eis que durante uma viagem de trem para Veneza, Elise encontra o candidato perfeito. Seu nome é Frank (Johnny Depp), um norte-americano professor de matemática que viaja solitário em busca de paz após perder a mulher que amava.
O problema é que uma forte paixão acaba tomando conta dos dois, sendo a deixa para o início de uma série de perseguições (se não fossem de barco, algumas lembrariam e muito as vistas em “Salt”), fugas pelo telhado (com direito a corridinhas dignas de Jack Sparrow) e algumas revelações que mostram o ambiente hostil em que nasce essa “nova” paixão, sendo capaz deixar qualquer espião louco. E por falar em espião, o ex-007 Timothy Dalton faz uma participação no filme encarnando o chefe de policia Jones.
É um ótimo filme que na minha humilde opinião só não foi melhor e capaz até de disputar uma indicação para o Oscar 2011 (tendo em vista que hoje em dia, muitas indicações são no mínimo gigamega questionáveis) devido à imperícia do jovem diretor, não foi capaz de utilizar toda capacidade de seus atores principais, deixando-os aparentemente perdidos numa historia um tanto confusa por algumas vezes. Porém, estamos falando de Angelina Jolie e Johnny Depp que conseguem superar tal adversidade, dando um toque irreverente e por vezes cômico ao que podemos classificar de um remake do filme “Anthony Zimmer: A Caçada” um filme francês de 2005 que não obteve tanto sucesso quanto provavelmente sua cópia americana terá graças a seus protagonistas.
A narrativa desse filme nos leva a uma das maiores incógnitas do mundo cinematográfico, já que muitas vezes temos um diretor que não consegue utilizar o potencial máximo de seus atores ou atores que acabam perdidos pela falta de habilidade de seu diretor. Como em ambos os casos, normalmente os reflexos negativos acabam aparecendo na bilheteria, a eterna busca pela química perfeita continua.

Receita adicionada por Gourmet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário